Para reavivar a história do Grande Hotel Silva temos que viajar até ao inicio do século passado. Foi o primeiro hotel da Vila, e único na região por mais de 40 anos. Erguido no princípio do século, para habitação da numerosa família Silva, foi mais tarde adaptado a Hotel pelos seus proprietários e desde 1940 administrado admiravelmente pela sua filha por mais de meio século. Aqui se realizaram casamentos, batizados e festas ao longo de todos estes anos. …se as suas paredes falassem, contariam certamente inúmeras histórias!
O restaurante do Hotel ficou celebremente conhecido em toda a região. Os viajantes à altura, intermediários itinerantes nas pequenas urbes dos comerciantes das grandes cidades, cá pernoitavam aproveitando o farto e requintado serviço gastronómico. Aqui se realizaram as reuniões semanais do Rotary Club de Amarante que frequentemente faziam receber os “companheiros” de outros clubes da região: Pela amizade, pela confraternização, pela cultura, pela boa comida e pelo excelente vinho.
O Hotel sofreu uma grande remodelação pelos netos do casal fundador, tornando-o mais moderno e com melhores condições. O seu nome altera-se para Albergaria D. Margaritta, em homenagem à fundadora. No inicio deste século, o Hotel encerrava por alguns anos as suas portas por dificuldades de diversa ordem nomeadamente da crise económica e de dispersão dos herdeiros que procuraram novas geografias e novos modos de vida.
E um conceito totalmente renovado e inovador, alguns netos dos netos dos fundadores, resolveram regressar às origens e quiseram recuperar a história deste emblemático edifício, e devolver à cidade não só um alojamento de excelência com comodidades excepcionais, complementada com uma oferta cultural e de lazer para o turismo nacional e internacional.